domingo, 28 de março de 2010

Bilhete Único

Não é nenhuma novidade. Mas eu achei que não era para o meu caso. Sei lá...pensei que tinha que ser para passagens diárias, enfim, estava muito mal informada.
Minha empregada vai para casa somente aos finais de semana e eu pago dezessete reais por cada um para transporte. Ontem, conversando numa reunião entre amigos, mais uma vez o assunto empregada doméstica veio à tona.
Foi assim que uma amiga me disse que emitiu o bilhete único pela internet, pagou, e falou para a sua empregada pegar num Unibanco mais próximo da casa dela. Ela recebeu o cartão já carregado para um mês. A empregada dela, como a minha, só vai para casa aos finais de semana.
- Pago R$8,80, não pago mais os dezessete.
Menina! Parece pão-durimo, mão-de-vaquice, o que for, mas é um direito do trabalhador e dos empregadores, não é mesmo?
Hoje, em pleno domingo, entrei no site do Bilhete Único, cadastrei  minha empregada com os dados que tenho dela, e emiti o boleto para pagar amanhã. O cartão demora a chegar uns tres dias após o pagamento, e pode ser entregue  em uma agencia do Unibanco ou em casa, como você optar no site. Vou confiar no serviço oferecido, mas segundo minha amiga, para ela foi tudo muito tranquilo.
Fiquei contente com isso, pois, além de fazer uma economia, nem vou ficar mais correndo para voltar para casa nas sextas para dar o dinheiro trocado para a minha empregada pegar o onibus dela. Menos uma tarefa semanal!
O link é este abaixo e vou colocar na lateral direita do site no "Dá uma olhada, você pode precisar":
http://www.riobilheteunico.proderj.rj.gov.br/

sábado, 27 de março de 2010

O problema é achar alguém de confiança

Chegando no trabalho, entro no elevador já cheio. Gente conversando.
1° andar:
- A Neusinha já tá voltando de licença?
- Já. Ela tá olhando umas creches pra ver onde deixa o bebê.
- Xii, tá os olhos da cara, ainda mais período integral. Não vale mais a pena contratar uma empregada?
- Pelo preço, é. O que você paga pra creche, você paga muito bem pra uma pessoa fazer tudo todo o dia na tua casa.
- É bem melhor, né? Creche é um monte de criança junta, o vírus corre de um bebê pro outro. Em casa, fica só a criança mesmo, né? O bom é ter uma babá e uma empregada.
- E quem ganha pra isso? Só gerente.
- Ainda acho que o melhor é ter uma empregada em casa.
- É,  mas achar alguém de confiança é que é o problema.
25° andar. Saí do elevador.
Fiquei pensando no papo. A Neusinha nem sabe, mas entre escola, ou creche, integral e empregada em casa....isto é uma decisão muito particular. E vejo muita gente, como eu, várias vezes com a sensação de que não está fazendo exatamente a escolha certa. Mesmo podendo ter babá, empregada, o problema é achar sempre achar alguém de confiança.