terça-feira, 15 de setembro de 2009

Respeito gera Respeito

As patroas sempre reclamam de alguma falha de suas "secretárias", ou por que compram um caríssimo produto de limpeza e elas não sabem usar, ou por que não lavam ou não passam adequadamente, ou melhor, como as patroas querem. Nesses casos, uma boa conversa, a tal de eliminar ruídos de comunicação, e uma lista para estabelecer a rotina ajudam bastante. Fora isto, tem a questão do entendimento interpessoal, e este é caso a caso.

Uma patroa, por exemplo, outro dia me contou que a empregada, que trabalha com ela há uns dois meses, soltou uma pérola. A patroa chamava a atenção do filho. Não fazia muito tempo que ela tinha chegado do trabalho, queria que o filho fosse tomar banho, algo parecido. O menino, como toda a criança, resistiu. A mãe insistiu um pouco irritada. A empregada então disse, levando o menino:

- Vamos, vamos logo que a tua mãe tá nervosinha.

E o menino foi tomar banho. Lógico que a minha colega patroa ficou ainda mais irritada. Como lidar com isso?
Conseguir se entender bem com alguém que vamos conviver, por qualquer razão que seja, nem sempre é tão fácil, todo o universo sabe disso. Depende, antes de tudo, do caráter de cada pessoa. E quando há relações de trabalho, a verdade é que elas podem atrapalhar muito.
O mais importante é nunca, nunca perder a cabeça. Saber se colocar, sem ameaças, é a melhor forma de conseguir o respeito. Por que, colegas, somente pagar salário não significa que vamos ser respeitadas, não é?

Assim como Gentileza gera Gentileza, ainda acredito que Respeito gera Respeito.

Nenhum comentário: