sábado, 10 de abril de 2010

Imposto de Renda - Gastos com empregada doméstica pode chegar à R$732,00

Está aberta a temporada do leão. Papelada na mão, separando as folhas, e abrindo o programa da Receita Federal, fazendo mil simulações.
Pra mim, é sempre revoltante. O que sou descontada em folha não é brincadeira, e o que eu consigo de restituição é quase vergonhoso. Escolho pagar uma boa escola para meus filhos, um bom plano de saúde, por que o que é oferecido pelo governo, para o qual contribuo com meus faltáveis descontos mensais, deixa demais a desejar. Trabalho, sou descontada e ainda pago um valor alto para manter um mínimo de qualidade para minha família. Desculpem, mas, eu fico (piiiiiii) da vida nos meses de março e abril.
Bom, mas o assunto aqui é como colocar no IRPF o gasto com a empregada doméstica, desconto este que pode chegar a R$732,00. O que pode ser registrado na declaração é o INSS pago para a doméstica. Porém, o desconto é limitado a um empregado doméstico por declaração. "No papel, a legislação do IR limita o desconto da contribuição patronal do INSS (de 12% sobre o salário mínimo) a apenas um empregado por CPF."
Ou seja, se você tem uma babá e uma empregada, só poderá incluir uma delas na sua declaração, mesmo que você a faça em conjunto com o seu marido. A solução para esses casos é que cada uma das empregadas seja registrada por empregadores diferentes. Exemplo: a babá tendo como o empregador a mulher do casal, e a empregada, tendo como empregador, o homem. Só assim poderá ser reconhecido pelo governo que você gera empregos, no plural, em sua casa. Mas, detalhe, somente até dois empregos, se você além da empregada e da babá, ainda anota a carteira do seu jardineiro, esquece! Não vai conseguir nada com um terceiro empregado na declaração, nem na sua, nem na do seu marido. Você pode saber mais lendo a matéria do Portal Uai.
E onde colocar esses gastos? Na ficha: Pagamentos e Doações. O desconto diz respeito somente ao INSS recolhido, que é referente ao valor anotado na carteira de trabalho.
Como fazer? Aqui vai um link do R7 Notícias que dá um passo-a-passo  e orientações para calcular e inserir o valor no formulário do IRPF.
Boa Sorte!

Nenhum comentário: