sábado, 24 de dezembro de 2011

25 de Dezembro - Dia de Sol







Nesse calor da Cidade Maravilhosa lembrei de uma mensagem de Natal que escrevi faz uns dez anos atrás e fez um sucesso danado. Eu falava da escolha do dia 25 pela igreja católica.

Dia 25 de Dezembro era a data que os romanos comemoravam o dia do Deus Sol. As Saturnálias, como chamavam, marcavam as férias do inverno, que chegava, e homenageavam Saturno: 

"Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol."

Quando Roma instituiu que iria se tornar cristã,  foi escolhido este dia para celebrar o nascimento de Cristo. O decreto  foi feito pelo Papa Julio I em 350 DC.

E aqui no Rio de Janeiro, séculos depois, o calor vem abençoar este dia, pois aqui é quando chega o verão, e deixa a nossa terra inconquistável pelo frio.

Feliz Aniversário J.C. ! E o presente é sempre você que nos deixa:  a  sua mensagem divina, que  continua dentro de mim.  Espero que eu consiga fazer um pouco dela pelos outros.  Desculpe  a minha intimidade, mas o papo que levo com você é diário e por isso eu sei que você me entende.   Obrigada pela minha saúde, pela vontade de estar bem e por estar perto de quem amo.

Feliz Natal para  todos e, aqui principalmente, a todas as Patroas. Que  suas crenças, seu amor pela família, pelos amigos, sejam votos renovados em um dia  em que comemoramos uma data tão simbólica. 
Amém!


Nenhum comentário: