sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vida das Patronetes

A novela Cheia de Charme, da Rede Globo, está quebrando com a imagem das patroas. Tem cada uma! Mas faz parte da teledramaturgia estabelecer o lado bom e o lado mal da história, heroínas e vilãs. Ainda bem que o tom é de humor!

Deixando a brincadeira de lado, na vida real, conversando entre amigas, observei que ainda existe uma resistência em assinar a carteira de trabalho por parte das empregadas. Na verdade, elas não querem ser descontadas para o INSS, pois não encontram ali um benefício. E não adianta conversar, explicar sobre aposentadoria. Parece um mundo paralelo ao qual elas acreditam que não farão parte. Algumas patroas chegam, para que a empregada entregue a carteira de trabalho para assinatura, a não realizar efetivamente o desconto no pagamento mensal, ficando pró forma no contra-cheque, o que não é correto. A relação é de direitos e deveres, e isto deve ser preservado.

Caso a empregada insista em não entregar a carteira, a patroa tem que registrar que a empregada em um documento e fazer assinar estabelecendo o prazo de entrega, pois a responsabilidade em assinar  recai no empregador. Ou deve dispensar a pessoa, o trabalho dever ser registrado formalmente para evitar problemas futuros.

Veja abaixo o clipe das Empreguetes e a letra que nos detona. Comecei uma letra para a nossa resposta, quando acabar posto aqui.  Alguém quer gravar um vídeo comigo rs?

"Eu levo vida de patroa e  pego às seis. Já acordo trabalhando e faço tudo de uma vez"



Nenhum comentário: