terça-feira, 9 de junho de 2009

Um Simples Cardápio Semanal

Procurando "inspiração", andei "surfando" na web pesquisando sites sobre o tema deste blog. Na pesquisa vieram inúmeros sites de empresas, firmas, que ajudam a encontrar a sua nova empregada e outros cheios de informações sobre direitos das empregadas, planilhas para cálculos e modelos de documentos.

Enfim, os links que fiz ao lado, do Ministério do Trabalho, do INSS, são as referências principais, diria, fontes primárias de tudo o que envolve a relação empregador/empregada doméstica. Ah, e já tem umas planilhas muitos legais que as patroas tem usado e me dado bons retornos.

Então pensei em algo um pouquinho diferente do que falar de relações trabalhistas.Como sou uma negação na arte de cozinhar e não tenho a menor atração em aprender, tenho um sério problema em dizer para a minha empregada como fazer o almoço todo dia em minha casa. É por que ela é como eu: não sabe cozinhar! Um verdadeiro problema.

O início da solução para este problema, à altura de minhas mãos (que lembro, não cozinho) é fazer um cardápio semanal. Ver o que mais agrada em casa, escolher alimentos nutritivos, saborosos e atraentes, principalmente para quem tem rebendos que se recusam a comer "verdinhos", "vermelhinhos" e etc.

Depois de mentalizar que é preciso fazer o tal do cardápio semanal, o segundo passo, no meu caso, é procurar receitas. Lógico que vai consumir meu tempo, mas tenho que incorporar que é apenas uma etapa deste projeto, o planejamento: dizer o que cozinhar e como! E como faço isso?
Sites de receitas! Aqui vamos nós! A gente faz a pesquisa, escolhe os pratos e anota os ingredientes. Depois é montar o cardápio, que é uma ótima ideia para planejar até as compras do supermercado.

Uma planilha excell ajuda bastante, ou uma tabela no word. É só escrever os dias da semana, a comida do almoço, do lanche, do jantar, o que for costume em casa. Ah! E não posso esquecer de pensar no aproveitamento dos alimentos (e lá vai mais pesquisas em sites).

A teoria é uma beleza, né? Estou para fazer isso há 2 meses. Que vergonha! Tudo bem, estou colocando uma tênue mancha cinza na minha imagem. Mas não deixa de ser uma boa dica, né?

Coisa simples nem sempre a gente faz logo. Por que será?

4 comentários:

Unknown disse...

Sou igualzinha! Nao gosto de cozinhar, e nao sei o que mandar a empregada fazer... estou atrás de um cardápio semanal pré pronto, o está me parecendo impossível na net!
Ai ai... vou continuar minha busca!

Ma Luiza Ocampo disse...

Pois é, Marina...até que andei cozinhando umas coisinha, de olho em receita na internet. Os meus filhos até gostaram, acho que é mais mimo do que outra coisa. Mas a ideia do cardápio semanal eu ainda não implantei. TAmbém, como você continuo na busca, na organização. Assim que eu tiver algo, faço um post.
bjs

Jaque Medeiros disse...

ô, flor... Vc planeja isso há 2 meses? Eu ameaço há anos, mas nunca me prontifico a encarar a folha (ou tela) em branco pra isso... Andei procurando por aí e encontrei umas e outras mais corajosas que nós... (Re)encontrei até vc!!!!!! Vamos ver se o ano novo nos inspira a começar, então, né? Beijo grande!

Jaque Medeiros disse...

ô, flor... Vc planeja isso há 2 meses? Eu ameaço há anos, mas nunca me prontifico a encarar a folha (ou tela) em branco pra isso... Andei procurando por aí e encontrei umas e outras mais corajosas que nós... (Re)encontrei até vc!!!!!! Vamos ver se o ano novo nos inspira a começar, então, né? Beijo grande!